Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Gauchão

- Site oficial do Juventude |

Gauchão

Atletas do Juventude realizam avaliação

Atletas do Juventude realizam avaliação
Foto: Arthur Dallegrave/Site oficial do Juventude

Buscando colher o maior número possível de dados sobre o desempenho físico dos atletas, a comissão técnica do Juventude proporcionou a todo o grupo uma avaliação isocinética, realizada no Instituto de Medicina do Esporte (IME), na Universidade de Caxias do Sul. Ao longo dos últimos dois dias, 24 jogadores participaram da atividade.
 
A avaliação isocinética tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir no desempenho físico de atletas de alto rendimento. As variáveis de Força, Potência e Resistência Muscular podem ser estudadas isoladamente para cada grupamento muscular, o que possibilita que a comissão técnica tome conhecimento de possíveis déficits que podem resultar em desgastes excessivos ou até mesmo lesões.
 
“Precisamos obter a maior quantidade possível de dados a respeito de cada atleta para que possamos desenvolver o trabalho mais adequado e que vá fazê-lo atingir o melhor desempenho físico ao longo da temporada, diminuindo o risco de lesões, principalmente. Além destas avaliações físicas, trabalhamos em conjunto com todos os departamentos, como fisioterapia e nutrição. Assim, em um esforço conjunto, certamente atingiremos resultados importantes e que são fundamentais para o trabalho do treinador”, destacou o preparador físico Rodrigo Poletto.
 
Após o término das avaliações isocinéticas, os atletas retornam normalmente aos treinos sob orientação do técnico Julinho Camargo. Com os dados obtidos em mãos, a comissão técnica consegue direcionar os treinamentos para obter, gradativamente, o melhor rendimento de cada jogador, até que o grupo se torne fisicamente homogêneo.

MAIS NOTICIAS - GAUCHÃO