Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Primeira Liga

- . |

Primeira Liga

Dupla Ba-Vi sonha com bons resultados até o final do calendário lotado da temporada 2020

Bahia e Vitória vão ter um calendário complicado até o final de 2020. Enquanto a equipe tricolor disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, o Vitória quer esquecer o aproveitamento ruim da temporada passada e ter bons resultados na Série B. Além disso, o rubro-negro ainda está vivo na disputa da Copa do Brasil. Os dois times também devem entrar em campo pela Copa do Nordeste, que ainda está na fase de grupos e não tem data para terminar. Ou seja, vai faltar calendário para tanta competição e para a quantidade de jogos a disputar. Algo parecido com o que a Seleção Brasileira passou este ano, mas que foi solucionado pelo adiamento de algumas competições para o ano que vem.
O Bahia terminou 2019 de forma positiva e com um título conquistado: o do campeonato estadual. Além disso, o tricolor terminou a Série A do Brasileirão na 11ª posição, com 44% de aproveitamento. Já na Copa do Brasil, a equipe chegou até as quartas de final contra o Grêmio, mas caiu após derrota por 2 a 1 no placar agregado. Resultados ruins aconteceram também na Copa do Nordeste e na Sul-Americana, em que o time não passou da primeira fase. Agora em 2020, a história tem sido diferente nas competições. Na Sul-Americana, o Bahia brilhou contra o Nacional. Foram duas vitórias e um placar agregado de 6 a 1 que garantiram o time na segunda fase do torneio. Na Copa do Brasil, o tricolor não foi bem novamente e acabou eliminado pelo River do Piauí, após derrota por 1 a 0. Ou seja, o foco do time será no torneio continental e também na Série A.
 
O Vitória não tem boas lembranças de 2019, ano em que quase foi rebaixado para a Série C. Entretanto, começou 2020 de forma positiva e mostrando que a ideia é terminar este ano bem. A equipe segue viva na Copa do Brasil e planeja uma boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. O objetivo é conseguir um aproveitamento muito melhor do que o de 2019, que não passou dos 39%, e assim sonhar com um retorno para a elite do futebol nacional. Entretanto, a maior dificuldade será com a temporada com poucas datas e muitos jogos.

 
Calendário cheio até o final do ano
 
Além dos torneios que citamos, a dupla Ba-Vi também vai disputar as fases finais de torneios regionais. Os dois times estão vivos tanto no Campeonato Baiano quanto na Copa do Nordeste. Ou seja, são muitos torneios para pouco mais de seis meses de jogos. A saída pode ser o adiamento de algumas das competições, algo que aconteceu também com a Seleção Brasileira, que deve disputar, neste ano, apenas as Eliminatórias – já que a Copa América foi adiada para 2021. Com isso, o foco será totalmente no torneio que garante vaga no Mundial de 2022. Segundo as odds no site de apostas esportivas online da Betway, a Seleção Brasileira é a principal favorita ao título no Catar, competição que ocorrerá daqui a dois anos. A equipe comandada por Tite aparecia, no dia 2 de junho, com 15,4% de chance de vitória, deixando para trás a França e também a Alemanha. Entretanto, é preciso se garantir no torneio para confirmar esse favoritismo.
Dessa forma, o calendário para a Seleção ficou mais leve. Já no caso de Bahia e Vitória pode ser mais complicado, principalmente por envolver mais torneios. Porém, um adiamento poderia ajudar um pouco. Mais tempo pode ajudar bastante na disputa da Série A pelo lado tricolor, pois a dificuldade do torneio é alta. A equipe deve encarar o Flamengo, que neste ano já conquistou três títulos, como lembrou o zagueiro Léo Pereira em entrevista recente para a FlaTV. E o time carioca é apenas um dos 19 adversários que a equipe tem pela frente em 2020.
 
Todos contra o Fortaleza
 
A curiosidade fica pela fase final da Copa do Nordeste, que tem conseguido maior importância nos últimos anos. Após as campanhas ruins em 2019, Bahia e Vitória vão ter uma nova oportunidade para lutar pelo título. O tricolor foi bem no Grupo A, como mostra a reportagem no site oficial da CBF, e conseguiu garantir uma vaga na fase final ao lado do Fortaleza. ABC, Botafogo-PB, CRB, Freipaulistano, River-PI e Sport completam a chave. Já o Leão da Barra, que ficou no Grupo B, ainda disputa uma vaga na fase final contra América-RN, Ceará, Confiança, CSA, Imperatriz, Náutico e Santa Cruz.
O atual campeão é o Fortaleza, que, liderado pelo treinador Rogério Ceni, tem conseguido bons resultados nos últimos anos. Em 2019, além do título da Copa do Nordeste, o time terminou na 9ª colocação do Campeonato Brasileiro e, por muito pouco, não conseguiu uma vaga na Libertadores deste ano. O portal Futebol na Veia fez alguns comentários sobre a campanha do time que mais surpreendeu os adversários. Foi um aproveitamento de 46,5% e uma sequência de cinco jogos sem derrotas nas rodadas finais.
 
Com pouco tempo na temporada e muitos compromissos importantes, os torcedores de Bahia e Vitória podem esperar uma chuva de jogos até o final do ano. As duas equipes sabem que o Campeonato Brasileiro é o mais importante, seja na Série A ou na B. Entretanto, os títulos regionais, e até mesmo uma boa campanha na Copa do Brasil e na Sul-Americana, devem também animar o segundo semestre dos torcedores baianos.

 

MAIS NOTICIAS - PRIMEIRA LIGA