Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Campeonato Catarinense

- Site oficial do Figueirense |

Campeonato Catarinense

Nova gestão do Figueirense completa 90 dias

Nova gestão do Figueirense completa 90 dias
Foto: Patrick Floriani / Site oficial do Figueirense

No último dia 3 de março, Norton Flores Boppré, José Tadeu da Cruz, Vera Lúcia Rodrigues, Antônio Fernando Barreto de Miranda e Consuelo Haviaras assumiram o compromisso de dar início ao processo de reestruturação do Figueirense Futebol Clube.
Após os primeiros noventa dias de trabalho, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, o novo Conselho Administrativo seguiu trabalhando diuturnamente, por meio de videoconferência ou na sede administrativa do clube, deliberando assuntos de relevância para o progresso da instituição.
Pandemia
Com a crise causada pelo novo coronavírus, decisões importantes tiveram que ser tomadas com celeridade. No dia 16 de março houve a paralisação total das atividades presenciais das áreas administrativas e da atividade fim do clube, o futebol.
Prezando pela saúde financeira das instituições, ações emergenciais amparadas pela MP nº 927/2020 e 936/2020, como a concessão de férias coletivas e redução salarial à atletas e colaboradores, foram tratadas, via videoconferência, com presidentes de clubes e federações, integrantes da Comissão Nacional de Clubes (CNC) e membros das demais entidades esportivas.
A criação e implantação de protocolos de saúde contra o novo coronavírus e a análise do cenário para um possível retorno aos treinamentos presenciais também foram temas de amplo debate entre os dirigentes de clubes e autoridades municipais e estaduais.
Todos os atletas, membros da comissão técnica e colaboradores foram submetidos à vacinação contra a gripe H1N1, testes rápidos, que detectam os anticorpos IgM e IgG, e RT-PCR, contra a Covid-19, não sendo detectado nenhuma anormalidade.
Ações Administrativas
Foram promovidas reuniões diárias com diversos setores do clube para diagnóstico e implementação do novo método de trabalho. Ajustes no sistema cadastral da secretaria, uma das reclamações mais frequentes dos associados, vêm sendo realizados.
Deu-se início ao trabalho de auditoria externa, que está sendo conduzido pela empresa Vox Auditores Independentes S/S, dos balanços e demonstrações financeiras da empresa Figueirense F.C. Ltda. e da Associação Figueirense F.C., referente ao exercício de 2019.
Foram realizadas reuniões de trabalho com a participação do presidente do Conselho Deliberativo, Francisco de Assis Filho, para tratar de assuntos de interesse do clube, haja vista a necessidade iminente da implantação do novo modelo de gestão.
Futebol
Com um empate contra o Criciúma e uma vitória sobre o Brusque, nas duas últimas rodadas da primeira fase do estadual, o Figueirense obteve uma vaga nas quartas de final da competição tendo o Juventus, de Jaraguá do Sul, como seu próximo adversário. Pela Copa do Brasil, uma vitória por 1×0 sobre o Fluminense, no Scarpelli, deu a vantagem do empate para o alvinegro no jogo da volta.
No dia 27 de abril foi efetivada a contratação de Luciano Pazzini Prado (Luciano Sorriso) para ocupar o cargo de Superintendente de Esportes e Rodrigo Fernandes Valete (Fernandes) passou a responder como assessor do gabinete da presidência. O empréstimo do atacante Pedro Lucas, do Internacional/RS, foi prorrogado até o final da disputa da Série B.
Reuniões com o departamento de futebol visando ao planejamento do clube para a sequência da temporada com as disputas do campeonato catarinense, copa do brasil e campeonato brasileiro da série B, também foram realizadas.
Nas categorias de base, o Figueirense renovou seu certificado de clube formador, conferido pela Confederação Brasileira de Futebol. Para receber tal reconhecimento, o clube precisa atender a uma série de exigências que se sobrepõe a questão técnica, como assistência médica, odontológica, psicológica e pedagógica, além de condições estruturais nos alojamentos e locais de treinamento.
Parceiros Comerciais
Inúmeros encontros com potenciais parceiros comerciais foram promovidos ao longo dos últimos noventa dias. A procura de novas empresas, além da reaproximação de antigos parceiros, é um fato que merece ser destacado.
Melhorias estruturais
Zelando pelo seu patrimônio, o clube segue realizando pequenos reparos nas dependências do estádio Orlando Scarpelli e no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela (ASFIG).
A revitalização dos muros externos do estádio, reforma e melhoria da fachada (Rua Humaitá), troca e conserto de portões, corrimões e grades de segurança, além da manutenção e reforma das máquinas de corte do gramado também foram efetivados.
A recuperação dos gramados e semeadura da grama de inverno, além da instalação do novo sistema de irrigação do CFT, igualmente se inserem dentre as melhorias já concluídas.
Ações de Marketing
Mesmo com o cenário adverso em função da pandemia, as comemorações alusivas ao aniversário de 99 anos do Figueirense Futebol Clube não passarão em branco.
Em conjunto com o departamento de comunicação e marketing, o clube desenvolveu uma programação especial que terá, entre outras atividades, a tradicional missa celebrada pelo padre Prim, o corte do bolo para funcionários e colaboradores, e o retorno do Carreteiro Alvinegro.
No dia 12 de junho, às 20 horas, será exibido, através das redes sociais do clube, o documentário “Figueirense 99 anos” com a participação de dirigentes, ex-jogadores, funcionários, atletas do atual elenco, ex-presidentes e músicos.
Outras Modalidades
Além do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, ex-atletas e ex-dirigentes visitaram o estádio Orlando Scarpelli para cumprimentar a nova diretoria alvinegra. Integrantes de outras modalidades que representam o Figueirense também foram recebidos pela presidência.
O diretor da equipe de futebol 7, Claon Garcez, e integrantes da equipe Master do Figueirense, como Jaílton Quintino, Aldrovani, Banha, Sebinho, Márcio Martins e Agnaldo Lis, estiveram reunidos com o presidente Norton Boppré, o vice-presidente José Tadeu Cruz, e o assessor do gabinete da presidência, Rodrigo Fernandes Valete, para estreitarem as relações entre as modalidades e a nova diretoria.
Nos próximos dias, a equipe feminina também será recebida pelos dirigentes alvinegros nas dependências do estádio Orlando Scarpelli.
A nova diretoria aproveita o ensejo para reiterar seu comprometimento com o clube e torcedores na busca incessante das soluções para que o Figueirense volte a viver seus melhores momentos dentro e fora de campo.

MAIS NOTICIAS - CAMPEONATO CATARINENSE