Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Futebol Internacional

- . |

Futebol Internacional

Onde os jogadores do futebol encontram motivação

Onde os jogadores do futebol encontram motivação
Foto: Pixabay

Quando se pensa em atletas profissionais do futebol, nossa mente costuma associar sempre aos grandes mitos, como Neymar, Cristiano, Ronaldo, Beckham ou ao astro Messi. Mas, estatisticamente, muito poucos possuem todos os privilégios e compensações financeiras que estes ídolos. Infelizmente, a maior parte dos jogadores ganha pouco e se sacrifica muito
Mesmo no Brasil, onde o futebol é altamente profissionalizado, a maioria absoluta dos atletas federados do país não recebe mais do que 2 salários mínimos. Gente que se sacrifica em busca de um sonho. Que mora em péssimos alojamentos fica longe da família, muitas vezes só tem “trabalho” durante poucos meses do ano.
Sim, porque muitas federações só garantem a participação dos times em campeonatos regionais. A maior parte das equipes existentes no país não faz parte de nenhuma divisão nacional, nem mesmo da série D. Só participam dos campeonatos estaduais, na primeira ou segunda divisão deles, a exceção de São Paulo.
Então como encontrar motivação pros jogadores continuarem a lutar, ano após ano, sem ver a realidade se modificar? Muitas vezes, arrimos de família, sofrendo pressão dos empresários, do clube, da torcida, tentando não sofrer contusões, muitos acabam descontando suas frustrações até na bebida ou em drogas ilícitas.
Mas existem maneiras de se motivar de uma maneira positiva. As principais estão listadas abaixo.
Religião – A Bíblia
“Os humilhados serão exaltados”- Bíblia

Não faltam frases na bíblia para levantar a moral e dar uma retidão de caráter aos atletas. Não é a toa que existam tantos jogadores ligados às religiões evangélicas.
Música – O Samba

 “Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar
” – Xande de Pilares
Pagodes com mensagens positivas se tornam, em muitos casos, ensinamentos a atletas que deixam a escola cedo – alguns mal sabem ler – trazendo paz e esperança. O poder das palavras certas está aliado à cultura e ao entretenimento.
“Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente.” – Racionais MC’s
O rap também é uma fonte de ensinamento para aqueles que nascem e crescem em comunidades periféricas nos grandes centros urbanos. A principal referencia é o grupo Racionais MC’s:
Família – A base de tudo

“Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz.” - Anônimo
Uma base familiar é a chave do sucesso de muita gente que nasce em locais perigosos, sujeitos a influência local. Ter pai e mãe presentes pode mudar qualquer destino.
Livros – Auto Ajuda e filosofia

“A sorte ajuda aos audazes” – Virgílio
“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” - Roberto Shinyashiki
 
Não são muitos, mas há atletas que se dedicam à leitura e até incentivam seus companheiros nesta prática. Um exemplo é o jogador Wallace, que já esteve nos elencos do Grêmio e do Flamengo. A leitura sempre traz coisas boas a quem se dedica a ela.
Agora, se você é do tipo que se inspira em grandes frases dos atletas, se liga nesta pequena mostra abaixo:
- Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pelé.

- Nenhum jogador é tão bom como todos juntos. – Alfredo Di Stefano.

- O talento não é tudo. Você pode tê-lo desde o berço, mas você precisa aprender o ofício para ser o melhor. – Cristiano Ronaldo.

- O dinheiro lhe permite viver melhor, mas não é o que me inspira, eu vivo para jogar futebol e não pelas suas vantagens econômicas, também jogo para a equipe e não para mim. – Lionel Messi.

MAIS NOTICIAS - FUTEBOL INTERNACIONAL