Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Palmeiras

- Site oficial do Palmeiras |

Brasileirão Série A | Palmeiras

Palmeiras enfrenta Bahia pela 50ª vez na história e leva vantagem no retrospecto

Palmeiras enfrenta Bahia pela 50ª vez na história e leva vantagem no retrospecto
Foto: Cesar Greco/Site oficial do Palmeiras

A sexta rodada do Campeonato Brasileiro colocará, neste sábado (19), às 21h (de Brasília), Palmeiras e Bahia frente a frente no Allianz Parque. A partida irá marcar o 50º encontro entre as duas equipes em toda a história – o Verdão leva vantagem no histórico do confronto, com 26 vitórias contra nove derrotas nos 49 jogos já disputados anteriormente pelos dois times (outros 14 prélios terminaram empatados).
A primeira partida entre os dois clubes foi um amistoso disputado em 1937, quando o Verdão ainda se chamava Palestra Italia, no Campo da Graça (em Salvador-BA). Na ocasião, com gols de Luizinho, Moacyr e Rolando (duas vezes), a equipe esmeraldina bateu o Bahia por 4 a 0, placar este que também é a maior goleada do confronto – o resultado foi repetido pelo Palmeiras mais tarde em outras três oportunidades: 1963, 1983 e 2002.
Atualmente, o Palmeiras ostenta um tabu positivo diante do Bahia: não perde para o rival desde 2012. Neste intervalo, os times se enfrentaram em cinco ocasiões, com três vitórias do Palmeiras e outros dois empates. O último Palmeiras e Bahia foi disputado pelo Brasileiro de 2017, no Pacaembu.
Além do próprio Bahia, o Palmeiras já enfrentou outras cinco equipes do estado nordestino: Botafogo-BA, Galícia, Vitória da Conquista, Vitória e Ypiranga-BA. No retrospecto estatístico agregado de todos esses clubes contra o Verdão, a vantagem ainda assim é palmeirense, com 51 vitórias contra 19 derrotas em 96 jogos (além de 26 empates). Foram 166 gols marcados e 106 sofridos.
Dia 19 de maio
O Palmeiras já entrou em campo por 18 vezes nesta data. Apesar do retrospecto equilibrado, o Maior Campeão do Brasil leva ligeira vantagem: foram sete vitórias, cinco empates e seis reveses sofridos, com 33 gols marcados contra 20 sofridos. Já no Palestra Italia, local onde hoje se situa o Allianz Parque (anfitrião do duelo com o Bahia), foram cinco jogos nessa data e apenas uma derrota, com dois triunfos e dois empates.

MAIS NOTICIAS - PALMEIRAS