Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Campeonato Paulista

- . |

Campeonato Paulista

Após eliminação no Paulista, Santos foca no Brasileirão

Após eliminação no Paulista, Santos foca no Brasileirão
Foto: .

O futebol brasileiro ficou suspenso durante os primeiros meses de 2020. Mas aos poucos os campeonatos estaduais foram retomando com as devidas medidas restritivas. Um dos principais, o Paulista, segue sua fase final com o Santos fora. O time ainda sob o comando de Josualdo Ferreira, perdeu de virada de 3x1 para o Ponte Preta, comandado por Jorginho. Na ocasião, Marinho fez o único gol do Peixe, e logo em seguida foi expulso. Bruno Rodrigues, Moisés e João Paulo marcaram para a Ponte.
O time santista tinha voltado aos treinos ainda no início de julho, e uma das principais preocupações era com relação ao condicionamento físico dos atletas, parados por três meses. Tensão essa dividida com os demais times como o Corinthians, que também passou por um período de readaptação ao campo durante as primeiras semanas. Agora, fora do Paulistão, o time voltou suas atenções ao Campeonato Brasileiro, que teve início em 08 e 09 de agosto, com três partidas.
A equipe estreou com um empate de 1x1 com o Bragantino no Vila Belmiro. Com os campos fechados, a torcida teve que acompanhar as transmissões de casa. O Santos, que comemora dez anos da conquista da Copa Brasil este ano, passa por algumas dificuldades que incluem a demissão do técnico Jesualdo Ferreira. O português ficou à frente do elenco em 15 partidas, porém os resultados não foram nada animadores: em 15 partidas ele conseguiu 6 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com um aproveitamento bem abaixo do esperado.
Alguns nomes chegaram a ser cogitados para seu lugar, como Elano (Ex-Internacional de Limeira), Ricardo Catalá (Mirassol) e Rogério Ceni (Fortaleza), mas o Santos acabou fechando com Cuca, técnico que já passou duas outras vezes pela equipe. A primeira foi em 2099, quando permaneceu durante 14 jogos que culminaram com o rebaixamento. Em 2018 ele chegou a voltar, mas teve que se afastar devido a problemas de saúde.
 
Agora as atenções estão todas focadas no Campeonato brasileiro. Apesar de não ter tido um bom resultado no paulista, o time tentará chegar às finais do Brasileirão. O Santos segue como um dos favoritos ao título brasileiro graças aos resultados obtidos no certame de 2019. Segundo a análise técnica realizada pelo site Infogol, no último Campeonato Brasileiro o time terminou em terceiro lugar tanto no que diz respeito a gols quanto a pontos esperados. Ainda segundo esta análise, a maior parte do elenco foi mantido, porém os problemas financeiros de nomes importantes dentro do campo como o goleiro Vanderlei e o zagueiro Gustavo Henrique podem influenciar os resultados.
Isto é tanto verdade que dois dos principais jogadores da equipe, Sanchez e Sotelmo, tiveram seus nomes envolvidos em rumores de saída do time. Jornais especularam uma possível troca com o Palmeiras, envolvendo os dois atletas que iriam para o verdão enquanto Lucas Lima viria para o Santos. Porém, o peixe divulgou uma nota oficial negando essa possibilidade e acrescentando que os dois são peças chaves nesse momento. Afinal, no campeonato passado, os dois fizeram toda diferença quando somaram 40 gols e o maior número de assistências.
 
Algo que o time também deve resolver diz respeito a suas finanças. O time do Vila Belmiro vive uma crise financeira, apesar de ter tido um dos maiores faturamentos de sua história em 2019. Tal caso pode, inclusive derrubar o presidente José Carlos Peres, que precisa explicar os números. O time terminou o ano com um superávit de 24 milhões de reais, com receitas que chegaram a 400 milhões. Parte desse valor veio da venda de jogadores como Rodrygo, que passou a defender o Real Madrid após este pagar 189 milhões.
 
Mas com a chegada deste ano, e os times parados, a situação começou a se complicar com despesas extraordinárias que passaram a causar prejuízos e ações judiciais. Uma delas é da Fifa, que cobra uma postura diante de dívidas que chegam a 20 milhões de reais pela compra de jogadores. Além disso, alguns atletas acionaram a justiça pelo descumprimento do acordo salarial combinando durante o período de quarentena. Diante desses fatos, Peres sofre uma grande pressão, inclusive por parte da torcida, que chegou a realizar protestos em frente ao estádio, pedindo seu afastamento.
Como percebemos, é um momento delicado para o Time, que, porém, vem tentando somar esforços. Uma ajuda significativa vem por parte de sua própria torcida e a adesão de novos sócios. Com a chegada da pandemia, houve uma diminuição no número de sócios, passando de 29 mil para 23 mil. Tal diferença pesou muito no bolso do time que já passava por dificuldades. Depois de uma campanha de promoção, o Santos conseguiu a adesão de cerca de 6,5 mil pessoas, somando no momento 24 mil sócios.
Entre dificuldades e acertos, não há como negar que o Santos segue como um dos maiores times do Brasil. Espera-se que tudo caminhe para uma boa resolução e o alvi branco possa enfim fazer seu melhor em campo.
 

MAIS NOTICIAS - CAMPEONATO PAULISTA