
Libertadores
Libertadores
Conheça os grandes clubes de futebol brasileiros que contam com equipes de eSports
Os eSports têm conquistado um número crescente de fãs e se tornado cada vez mais parte do mainstream. Grandes clubes brasileiros de futebol estão de olho nesse mercado e alguns dos maiores já contam até com equipes próprias.
Crescimento acelerado dos eSports
Consultorias especializadas como a Newzoo apontam que o setor global de eSports já é responsável por movimentar mais de 150 bilhões de dólares anualmente. O número de entusiastas bate recordes de crescimento todos os anos e as competições internacionais registram milhões de espectadores simultâneos que poderiam encher diversos dos maiores estádios brasileiros.
No Brasil não é diferente e o mercado tem registrado um incremento significativo no país que vai do aumento do número de times profissionais em atuação e programas de formação de novas equipes até a popularização de canais de streaming exclusivamente voltados para essas modalidades.
O desenvolvimento é tamanho que muitos brasileiros montaram seus próprios setups gamers para acompanhar a onda dos esportes eletrônicos e o número de fãs ao redor do país não para de crescer.
Isso chamou a atenção de grandes empresas como Claro, Nike e Outback, que passaram a realizar patrocínios de equipe e até mesmo formar parcerias com alguns times especializados.
Os grandes clubes de futebol nacionais vislumbraram novas e excelentes oportunidades para promover essas equipes e suas próprias marcas e entraram com ímpeto no segmento.
Clubes capitaneiam os esforços nacionais em relação a união com eSports
Quando se fala sobre eSports, o Corinthians já se consagrou como um dos maiores clubes. Há mais de dois anos o time paulista possui uma equipe do battle royale Free Fire chamado “Bando de Loucos” – uma homenagem clara ao grito da torcida corinthiana que se consagrou como um dos mais famosos do país.
E com menos de cinco anos de vida o “Bando de Loucos” já conquistou a terceira temporada da Free Fire Pro League e o Campeonato Mundial de Free Fire no Rio de Janeiro.
Outro time que mergulhou de cabeça no mundo dos eSports é o Flamengo, que possui uma equipe oficial desde 2017. Seu elenco oficial é repleto de grandes nomes da modalidade, com destaque para o lendário brasileiro Felipe “brTT” e os renomados atletas sul-coreanos Byeong-hoon “Shrimp” e Jin-cheol “Jisu”, sendo amplamente considerados um dos três profissionais mais respeitados não apenas do Brasil, mas do mundo.
A equipe começou no Circuito Desafiante de League of Legends, subiu para o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) e eventualmente se consagrou Campeã Brasileira da modalidade em 2019.
Atualmente o Flamengo conta com a gestão especializada da norte-americana Simplicity Esports and Gaming Co. A empresa tem Jed Kaplan, proprietário do time de basquete da NBA Memphis Grizzles, como sócio majoritário e é focada em melhorar ainda mais os já ótimos resultados obtidos.
Outros grandes clubes também contam com equipes
Além dos já mencionados Corinthians e Flamengo, que são os principais times brasileiros envolvidos com o crescimento dos esportes eletrônicos no país, outros gigantes nacionais também têm criado seus próprios elencos ou realizado parcerias na área.
É possível citar exemplos como o Santos, que atualmente conta com a equipe Santos HotForex eSports, o São Paulo através do time São Paulo eSports e o Vasco da Gama, que recentemente firmou uma parceria com o Black Dragons.
Futuro promissor da modalidade deve atrair ainda mais clubes
Segundo dados da consultoria especializada Juniper Research o mercado de eSports tende a crescer mais de 70% até 2025. A empresa também afirma que o número de espectadores até 2025 deve ultrapassar a barreira do bilhão.
O principal setor onde esse incremento deve ser registrado é a região Ásia-Pacífico, que pode ser responsável por mais de 50% do crescimento, mas uma parte significativa da outra metade deve ocorrer na América Latina.
Isso significa que ainda há muito espaço para os clubes nacionais criarem suas equipes de eSports e os que ingressarem nessa empreitada contarão com ótimas oportunidades no futuro.